terça-feira, 2 de abril de 2013

Tributo a Cazuza e Renato Russo

Evento produzido pela Boutique da Música, no SESC São Gonçalo, em homenagem a Cazuza e Renato Russo
Valéria Bernardo e Boutique da Música no SESC São Gonçalo


TRIBUTO A CAZUZA E RENATO RUSSO

Dia da Conscientização Internacional a AIDS e as DROGAS.
Um show emocionante que contemplou alunos de escolas estaduais e municipais de São Gonçalo, através do SESC e seu projeto, no intuito de educar os jovens, e acentuar a necessidade de uma releitura mais realista e responsável sobre os heróis da mídia. Numa iniciativa admirável, demonstrando que é possível educar e prevenir, através da música.

O roteiro do show seguiu as épocas distintas de cada um, antes, durante e depois da doença, que lhes ceifou prematuramente a vida. Abordou suas posturas distintas diante da juventude desregrada, diante das drogas, do amor, da vida e da morte.

A ousadia e irreverência de Cazuza, considerado o maior letrista de sua geração. Foi preso onze vezes, antes de completar 16 anos. Viveu e amou intensamente, assumiu sua homossexualidade sem nenhum pudor. Que se entregou as drogas e ao álcool, desafiou a sociedade, se perdeu em suas aventuras sem limites, sorriu,chorou, e se atreveu a enfrentar de peito aberto, o período mais negro de sua vida. Ensinou, educou, ajudou a vencer preconceitos e influenciou a sociedade na tratativa com os soro-positivos da época.
Como se a morte o desafiasse a manter o humor e o sorriso nos  lábios. Deixou uma obra de cento e vinte e seis músicas. Morre aos trinta e dois anos.

A juventude doente e conturbada de Renato Russo. Poeta deprimido que não se satisfazia com as respostas encontradas nos livros, se entregou ao alcoolismo e as drogas. Assumiu sua homossexualidade em 1990. A partir daí, sua vida sexual intensa e promíscua, abalava os amigos e a família. Renato chegou a levar seis jovens para um temporada em seu apartamento. Amou Robert Scott e por ele, tentou o suicídio. Renato flertava com a vida e com a morte. Tentou o suicídio duas vezes. Foi salvo. Mas sucumbiu a doença que silenciou para sempre o poeta atormentado.Deixou duzentas e setenta e cinco músicas em seu acervo. Morre aos trinta e seis anos, sem nunca ter admitido em público que era portador da doença.
                      
                        Confira um dos vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=UyRidQxha-g

                                      Valéria Bernardo - voz e textos

Naldo Miranda - violão e voz
Paulinho Sosa - baixo
Pablo Diego - bateria
Sérgio Quental - violão e voz

Direção e produção artística - Valéria Bernardo

Evento produzido pela Boutique da Música
Boutique da Música produziu o Tributo a Cazuza e Renato Russo
Valéria Bernardo, diretora da Boutique da Música

Sérgio Quental

Naldo Miranda

Paulinho Sosa
                           

Pablo Diego





Nenhum comentário:

Postar um comentário