terça-feira, 18 de junho de 2013

Claudia Foureaux e o show "Do Meu Jeito" no Teatro Municipal de Niterói

Claudia Foureaux conversa com a Boutique da Música


“Eu quero que você me note
Eu quero que se toque comigo”...

Assim nasceu a música “Do Meu Jeito” 
E da música, o CD.

CD "Do Meu Jeito"

Formada em educação física, histórico de atleta e um jeito todo dela de ser, Claudia Foureaux ilumina por onde passa. Sua alegria é contagiante, e costuma-se dizer da cantora e compositora, que para ela, não existe tempo ruim!  Está sempre com um sorrisão aberto, participativa com os amigos, rotineiramente está disposta a fazer parte da solução dos problemas deles. Amante de animais, essa niteroiense preza a família e descobriu na música, o prazer de vencer a cada dia um novo desafio.

Com oito anos de carreira, Claudia Foureaux, faz seu espetáculo no Teatro Municipal de Niterói, nesta quinta, 20/7/2013 e lança o seu CD “Do Meu Jeito”. Totalmente autoral,  Claudia mostra seu lado criativo, poético e apaixonado.

“Um dia, eu resolvi que queria fazer uma DEMO... E acabei produzindo um CD”.

O título do primeiro  CD “Do Meu Jeito”, foi inspirado na música de trabalho homônima. Música esta, que nasceu  há muito tempo atrás, quando ela ainda estava em dúvida se retornaria ou não à música. Incentivada pelo amigo Fernando Bitencourt, começou a  frequentar bares com música ao vivo, onde canjava... E  de tanto praticar, acabou sendo consumida.
Primeiro apareceu o início da música. Depois o refrão, e muito tempo depois, o "miolo", como ela mesma chama.  Sem nenhuma pretensão de virar algo de trabalho. Achou a estrutura da rima muito repetitiva, não ficou satisfeita de início. mas observando e sentindo a música com mais atenção, se apaixonou. “Eu prefiro ficar feliz com a obra completa. Não sou apegada a rimas. As rimas acontecem ou não... Eu não fico matutando até achar uma rima. Tenho músicas neste CD, que não possuem rimas, mas possuem melodia interessante” – Conta Claudia
Tudo que a Fourreaux faz é apaixonado, intenso, e consegue colocar toda essa potência em suas obras. É o tipo de compositora que fala pouco, mas diz muito.

Foureaux relata ainda, que nunca pensou em desistir até que o CD ficou pronto. Mas pela dificuldade de divulgação, pela dificuldade do retorno do investimento, ela pensa em desistir todos os dias, mas que não consegue levar a vontade adiante, para nosso prazer! (risos)
“ O momento do Cd foi uma oportunidade. Quando meu produtor, o Daniel Cahon iniciou uma parceria com o Artur Maia no estúdio. O Artur fez uma negociação de amigo. De apoio. Sou muito grata a ele. De repente, eu tinha vários músicos “feras” se propondo a ajudar, me incentivando, me auxiliando. Querendo ver nascer esse filho. Eu embarquei de cabeça. Porque nem tive tempo de pensar, e estava muito bem assessorada. Conheci Milton Guedes, Martinália... De repente, virou um ‘CDzão. Eu fiz questão do encarte não só para abrilhantar meu trabalho, mas para honrar aos meu incentivadores. Não poderia, depois de tanta ajuda, deixar de fora o registro de todos que caminharam e lutaram comigo incansavelmente. Pessoas que gravaram de madrugada, pessoas que faziam, refaziam e refaziam até chegar no que consideramos excelência”. (risos)

Um grande obstáculo transposto, foi a técnica, para gravar em estúdio.
“Eu não tinha técnica nenhuma. Eu sempre cantei e toquei com a emoção e a alma. Quando fui para o estúdio, eu virei um robô... (risos) Até então, eu vinha fazendo tudo só do meu jeito. E percebi isso com mais veemência quando entrei no estúdio. Foi a hora de tudo ficar mais sério. Mais profissional. E neste período eu contei com o Paulo Paceoli, que é meu professor de canto, meu mestre, meu principal incentivador. Um profissional de primeira linha, um amigo para todas as horas. Tudo relacionado ao excelente resultado vocal que eu atingi neste CD, eu devo a ele. Se não fosse ele, o CD iria ser O Instrumental Do Meu Jeito... Não ia ter voz não...
O Daniel Cahon que presencialmente me lapidou, lapidou as músicas, cada arranjo, cada detalhe. Ele  é um menino de ouro!”

Quanto ao que nos espera no Teatro Municipal: - “Pura emoção! O show está lindo! Uma abertura impactante, emocionante mesmo. Este show foi produzido no intuito de abordar toda a minha carreira. Tudo de melhor que adquiri artisticamente nestes anos todos, traduzido numa apresentação de músicas autorais e de releituras. Tenho participações de pessoas especiais  como Paulo Paceoli e Denise Macedo que é uma cantora fabulosa, que eu admiro demais. E não apenas pelo talento dos dois. Mas pelo que eles representaram num momento muito importante da minha vida. A entrada deles, foi decisiva pra mim. É minha forma de enaltecer o show e agradecer.
A Cacala Carvalho, que expressou o desejo de cantar uma canção minha, e nossa relação se estreitou, apesar de seguirmos estilos totalmente diferentes de trabalho. Foi um desafio gostoso a cumprir. O Mauro Costa Junior, que dispensa qualquer comentário, e que foi também uma peça de ouro neste organismo todo do CD.”

Claudia Foureaux, compõe, toca, produz, faz as artes, contrata a gráfica, divulga, vende, paga as contas...
Claro que tem ajuda de alguns profissionais carinhosos, que são seus escudeiros:
“ A produtora Juliana Trevisan, que tem cuidado de detalhes importantes, a Gazeta Niteroiense através do Nilson Ricardo, que publica todos os meus trabalhos, num apoio incalculável, o Mario Dias que fez uma matéria linda de página inteira pra mim, a Radio Toque Seleto que tem tocado as músicas. É um grande time e eu sou muito grata a todos eles.”

Este é o Jeito de Claudia Foureaux! Talento a flor da pele!

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35 – Centro – Niterói
Informações: (21) 2620-1624
Inteira R$ 30,00
Meia R$ 15,00
Classificação etária: 12 anos

Beijos, cheios de amor à música!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário