segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Divindade da Música


A divina música
Boutique da Música pergunta: Onde nasceu a música?
A música é mesmo divina?

A intenção deste post não é falar de cultura, nem de estilo musical, nem de ritmos. Cada um tem sua preferência desta arte. Alguns preferem música para ouvir, outros, música para dançar, outros música para relembrar, outros, música para se inspirar e outros ainda, música para rir ou chorar. Alguns preferem a música no cd, no rádio, no pc; outros (como eu), não abrem mão da música ao vivo, aquela ali, no show, sendo feita na hora.

O fato é que a música é uma preferência mundial em seus vários estilos. Muito já foi dito sobre o assunto e entre tantas afirmações, a única que temos realmente certeza é que o ser humano é suscetível a música. Alguns menos, outros mais e outros ainda são totalmente tomados por ela.

A questão central deste post é: - Existe divindade na música? É sobrenatural? Algo que transcende o material,e adentra o etéreo, o espiritual?

Eu já li várias teses à respeito da origem da música, do efeito da música no comportamento humano. Uns muito ortodoxos, outros, nada ortodoxos. Alguns muitíssimo interessantes. Outros, que inspiravam o sono de quem estava lendo. Uns, até faziam sentido para os que creem. Outros, que não convenciam nem ao mais fervoroso “crente”. Reparem aqui, que digo “crente” e não cristão. Favor fazer separação de significados.
Algumas teses são fantasiosas, dignas dos deuses gregos e suas hostes. Poderia citar algumas pérolas encontradas na internet e na literatura em geral, mesmo achando exageradamente fantasiosas, sem nenhuma raiz de comprobatoriedade. Nada que pudéssemos classificar de histórico. Mas que ao final, deixariam uma pintura de fundo, um painel divertido para filosofarmos sobre a alegada “divindade da música”. Eu preferi sinalizar o caminho do divino livro e divina tese. Ahhh... Sei que um montão de leitores discordarão. Tudo bem. Não pretendo ser a detentora da verdade. Apenas abordar o assunto com um cadinho mais de propriedade da proposta tese. 
                                                                                                                                                                                            

Porque se diz que a música é divina? Porque mexe tanto com o emocional do ser humano?


Cientistas e estudiosos afirmam que ainda não sabem de tudo relacionado a este assunto, mas têm certeza que os sons compassados afetam diretamente os seres humanos. Os bebês apresentam alteração de comportamento, os haitianos entram em transe, militares assumem postura mais agressiva em marcha ao som de cânticos de vitória.
Schullian e Schoem explicam: “Música não depende das funções superiores do cérebro para franquear entrada ao organismo, ainda pode excitar por meio do tálamo, o posto de intercomunicação de todas as emoções, sensações e sentimentos. Uma vez alcançado o tálamo, o cérebro superior é automaticamente invadido, e, se o estímulo é mantido por algum tempo, um contato íntimo entre o cérebro superior e o mundo da realidade pode ser desta forma estabelecido.”
Dificilmente existe uma função no corpo que possa não ser afetada pelas pulsações e combinações harmônicas de tons musicais. A atividade musical atinge quase todas as regiões do cérebro e sistemas neurais. Quando uma canção emociona, são ativadas estruturas nas regiões instintivas do verme cerebelar (modula a produção e liberação dos neurotransmissores: - Dopamina e noradrenalina), e da amídala. Na leitura musical, o córtex visual é a área utilizada. Acompanhar a música,  ativa o hipocampo (responsável pelas memórias). Para a execução são acionados os lobos frontais, córtex motor e sensorial.

Deixando a ciência de lado, acho que todos nós concordamos que de alguma forma, a música mexe mesmo com as emoções.
 Partimos assim, para a segunda pergunta que não quer calar: De onde veio esta poderosa invenção, que sem pedir licença, invade nosso organismo, e influencia nossas emoções e comportamento?

“Na história são importantes os nomes Pitágoras, inventor do monorcórdio para determinar matematicamente as relações dos sons. E o de Lassus, o mestre de Píndaro, que perto do ano 540 AC, foi o primeiro pensador a escrever sobre a teoria da música.
Outro nome é o do chinês Lin-Len, que escreveu também um dos primeiros documentos a respeito da música, em 234 AC. Época do imperador chinês Haung-Ti. Lin era um de seus ministros e estabeleceu a oitava em doze semitons, aos quais chamou de doze lius.
Esses nomes podem ser considerados contemporâneos, se... E eu disse “se” considerarmos uma fonte bastante antiga, a até agora, não refutada pela ciência, a Bíblia.

A Bíblia cita Jubal, em Gênesis, como pai de todos os músicos. O ancestral daqueles que tocavam harpa e flauta. Porém, essa mesma escritura nos aponta em outras passagens, que a música já existia muito antes de Jubal e que foi concebida no interior de Deus, que foi transferida para um ser de luz, e depois retransferida para os seres humanos.

Numa conversa com Jó, Deus se refere a Ele mesmo e suas estrelas cantantes:
"Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem sobre ela pôs o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva, juntas alegremente cantava, e os filhos de Deus jubilavam? Jó 38:4-7

Na lamentação da queda de um anjo de luz, que se achou iníquo antes da criação do homem, Deus se refere a sua extrema beleza, valor, e cita o dia que foi criado dentro deste ser, os sons dos instrumentos:
"Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os sons dos teus tambores e os teus pífaros; no dia em que fostes criado foram preparados. Tu eras o querubim ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti." Ezequiel 28:13-15

Há um acordo comum entre estudiosos da Bíblia, sobre a posição deste ser de luz, que foi achado em crime:
- Foi banido do céu, impedido de exercer sua posição de maestro celestial, perdendo o dom de se comunicar com Deus através da música. Sua música foi considerada inadequada para o serviço de adoração a Deus. Adoração esta que foi restabelecida pelo ser humano no louvor a Deus, tendo como primeiro maestro humano citado na Bíblia, Jubal.

Alguns pontos para pensarmos, é que a música é composta de sete notas. Sete é o número da perfeição da divindade, de acordo com a Bíblia, com a Cabala Judaica e com a matemática bíblica.
Pensando sobre essa divindade, encontro um ponto de "explicação" sobre a influencia que a música exerce nas almas, nos seres humanos... Mas não apenas nos seres humanos, mas em todas as almas, inclusive animais... Se me permitem... Meu pitbull, o Darkan, falecido há pouco tempo, adorava o som do violão. Era só começarmos uma música e ele vinha para perto. Ficava literalmente grudado em nós, e reclamava quando parávamos. Latia para o violão e olhava para nós. E era só recomeçarmos, e ele se acalmava.
Penso que a música tem em si o poder de tocar a alma, os sentimentos, por ter sido criada por um ser que ama incondicionalmente. Eu particularmente não conheço nenhum outro ser que tivesse amado tão apaixonadamente, tão "loucamente" o ser humano, como Deus amou.
Neste aspecto, Deus encontrou seu instrumento de comunicação soberana com o homem. O homem pode resistir a conselhos, admoestações, a doutrinas, a dogmas. Mas a música, o homem não resiste.

Penso que a música, tem em si o poder de se comunicar com as almas, os sentimentos, por ter sido criada por um Ser que ama incondicionalmente.
Deus encontrou seu instrumento de comunicação soberana com o homem. A música que não pede licença, simplesmente entra. Nos cativa. Nos conquista. Nos vence. Nos constrange.

Para corroborar a tese, indico o vídeo do Pr. Marco Feliciano no youtube: O poder da adoração, aqui http://www.youtube.com/watch?v=pLui4cw2QW8
Interessante a narrativa, cheia de ilustrações e simbologias, que enriquecem a questão, que simpatizo em demasia. Esse homem possui um entendimento peculiar da música, sua origem e sua natureza.

Se... Eu disse "se" formos de encontro a essa tese, como verídica... Podemos dizer que sim!! A música é divina!!!! E explicaria muitas outras coisas... Mas isso é assunto para um outro post.

Beijos cheios de amor a música!!!!!

Matéria oferecida por: http://boutiquedamusica.wix.com/boutiquedamusica

Referências:
Almanaque Folha, Zona Branca, Com ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário