domingo, 5 de maio de 2013

Boutique da Música entrevista : - Otávio Almeida, o mito

Boutique da Música clicou Otávio Almeida e suas marcas registradas, no Gut Café

Na última sexta em Icaraí, no charmosíssimo Gut Café, a Boutique da Música foi conferir o show de Otávio Almeida. O cantor apresentou uma homenagem a Emílio Santiago, (que vale ressaltar, consideramos primorosa). Repertório refinadíssimo, o intérprete não se contentou em cantar os grandes sucessos e fez uma seleção de extremo bom gosto do "lado B" do saudoso Emílio.
Otávio Almeida não se esmerou apenas no repertório. Sua imagem estava irrepreensível. Terno muito bem cortado, camiseta básica, mesclando padrões, sapato elegante, lenço estrategicamente manipulado com charme e delicadeza, e acessórios dourados e brilhosos, como o broche, que já virou sua marca registrada, compunham o visual impecável.
Otávio tem apenas 26 anos de idade e 13 de carreira. Nascido em São Gonçalo. Nunca estudou música. Nunca estudou canto. 
Um jovem cantor que surpreende a todos com seu vozeirão e seu estilo, dedicado aos sucessos dos anos 50/60. Quiçá mais antigos. Um banho de cultura para quem aprecia. Seu público,  95% feminino, de todas as idades, cantam junto, aplaudem, fazem pedidos, que são imediatamente atendidos e dão "selinhos" no rapaz, que também já virou marca registrada de Otávio. 
Uma surpresa em todos os aspectos, Otávio Almeida conquista a todos cantando músicas que desde antigamente já não se ouvem mais nas rádios. Discos ou Cds?? Só em lojas especializadas ou "sebos", o garoto é um achado, na melhor forma que "achado" significa. 
Conversamos com Otávio para entender melhor, que fascínio é esse, que exerce no público tão controverso em termos de gosto musical atualmente. Nos acompanhou, Gabriel Gonçalves, pianista, maestro, produtor e segundo palavras dele mesmo: - Babá do cantor. (risos)
Otávio declara sua indignação com algumas casas que oferecem música ao vivo, que não dão espaço para suas apresentações, alegando que a casa é de público jovem (referindo-se ao repertório do cantor): 
 - "Imagina uma coisa dessas!! Acho que música não tem idade. Tenho fãs de todas as idades, dos 16 aos 96 anos" brinca o cantor. E assim começamos nosso bate papo. 

Otávio : - Acho um descaso mesmo, e uma alienação dos donos das casas, achando que os jovens só ouvem coisas novas. 
Valéria: - Se você pudesse fazer algo diferente nesses 13 anos, o que faria?
Otávio: - Nada. Eu tenho muita coisa ainda, da minha praia pra apresentar. Não posso pensar em nada diferente agora.

Valéria: - O que você ainda não fez, que tem desejo de fazer?
Otávio: - Eu tenho vontade de fazer um espetáculo, num teatro, com toda estrutura de espetáculo mesmo, com troca de cenário, troca de figurino, que eu possa dar asas as minhas performances, de uma forma livre e totalmente artística. Sem ter que me preocupar em não poder cantar alguma música, que alguém porventura não conheça. Algo na praia de "Free Again" da Barbra Streisand por exemplo. Claro que teria "Conceição", claro que teria "bastidores" que são músicas que eu não posso nem pensar em não fazer, mas tenho em mente "New York, New York", com cartola e todos os exageros que são meus. Uma estrutura de banda mesmo, além dele, que é maravilhoso, que me acompanha há 5 anos... Acho que se ele me abandonar... Eu morro!! (se referindo ao Gabriel). Eu sou uma pessoa que abriria mão de qualquer coisa, para continuar cantando, para o resto da minha vida. É tudo muito alma e coração. Sentimentos mesmo.

Valéria: - Qual foi o seu maior desafio nesses 13 anos de carreira?
Otávio: - Foi assumir minha aparência, cheio de exageros e brilhos e tudo o mais, de peito aberto. Sujeito a receber críticas, a incompreensão das pessoas, sujeito a ser taxa de viado e outras coisas mais. Porque viado? Porque eu uso brilho? Eu sou muito vaidoso naturalmente. Uso creme pra dormir. Eu me cuido. E adoro a beleza de tudo. Adoro brilho. A vida tem que ter brilho. Assumir isso foi dureza no início, foi muito difícil. Mas depois as pessoas acabaram aceitando, hoje não existe outro Otávio. Ainda bem!!!

Valéria: Quais foram seus inspiradores nessa composição de imagem?
Otávio: Ahhh Tirei muita coisa do Ray Charles, do Elvis, Shirley Bassey, Liza Minelli... E no Brasil, só tem o Cauby Peixoto... (risos)

Valéria: Qual foi a maior conquista, a maior felicidade na sua carreira?
Otávio: Eu acho que a maior conquista foi quando eu tive certeza que eu era bom.

Valéria; E em que momento isso aconteceu? Houve um momento que possa considerar como "divisor de águas"?
Otávio: O Gabriel me ajudou muito nisso. No momento que o Gabriel entrou na minha vida, eu entendi onde estava e onde poderia chegar. Ele me ajudou muito. Ele me faz cantar melhor, supra minhas limitações, me apoia em tudo. Eu tinha muita insegurança, muitas dúvidas. Dedicado eu sempre fui, porque eu amo cantar e não me vejo fazendo mais nada. Mas ainda me considero relaxado pra algumas coisas.
Gabriel: O que acontecia, Valéria, é que o Otávio cantava muito só com a emoção. Era muita paixão. Muito sentimento. Nada de técnica. De uns anos pra cá, ele vem praticando, e entendeu como ele pode ser maior se conseguir mesclar as duas coisas. Isso deu a segurança que ele está falando.

Valéria: A parceria com o Gabriel então, foi muito bem sucedida?
Otávio: Olha, eu confio muito no Gabriel. Ele entende como eu quero cantar. Todas as idéias eu passo pra ele. É a pessoa que me corrige, me ensina, toma conta da minha voz mesmo. Isso pra mim é muito importante. É fundamental. Eu nem sei se estaria cantando ainda, se não tivesse acontecido a parceria com o Gabriel. Eu nem imagino meu futuro sem o Gabriel. Todos os meus sonhos de conquistas, realizações na carreira, incluem o Gabriel. Se eu conseguir, ele conseguirá porque estará ao meu lado.
Otávio Almeida e Gabriel Gonçalves no Gut Café
Valéria: - Projeto para o futuro?
Otávio: - (resposta censurada. Mas vocês saberão logo, promessa) Eu tenho alguns projetos. Esse espetáculo que te falei, por exemplo. Tenho o projeto "Encontro com a Saudade" que já está na estrada, que é um show de piano e voz, que faço com o Gabriel, que eu quero muito atingir a garotada. Quero batalhar a oportunidade de mostrar que música antiga, é linda, e tem grandes nomes que ainda estão vivos, e só estão fora da mídia, porque a mídia não honra o talento. A mídia honra a moda. E essas músicas podem agradar a um público mais jovem. Esse é meu grande projeto e grande desafio.

Valéria: - Como anda o coração do Otávio Almeida? Você teve um grande amor? Quem foi?
Otávio: - Anda muito bem. (risos e mais risos) Estou bem. O coração está batendo acelerado. O grande amor da minha vida é o amor que eu vivo hoje. Algo embasado em verdade, transparência, que é o importante na vida. O amor que eu estou vivendo agora, eu nem pensei que fosse ser assim. A pessoa é mais nova e eu fiquei meio preocupado no início, mas agora estamos bem. Uma pessoa que me ajuda, se preocupa se estou bem, me apoia, é uma pessoa que me completa. Não está comigo pelo artista. Está comigo pela pessoa que eu sou. Isso me faz muito bem.

E nesse clima de coraçõezinhos flutuando, terminamos nosso bate papo. 

Otávio Almeida, acompanhado de Gabriel Gonçalves ao piano, se apresentará na próxima sexta, no bar Navegantes em São Gonçalo. Uma homenagem ao dia das mães. No repertório, ele promete bossas e outras maravilhas.
O Navegantes fica na Rua Alberto Santos Carvalho, 149 - Parada Quarenta - São Gonçalo, a partir das 20h.

No dia 7/6, estará novamente no Gut Café. Casa em que se apresenta já há 2 anos e confessa: - "Eu adoro cantar no Gut. Eu me sinto em casa. O André (dono do Gut Café) é um parceiro, um querido. É um público que interage, pede músicas, canta junto, faz fila pra dar "selinho" e é um prazer pra nós fazer parte da agenda da casa, há tanto tempo."
O Gut Café fica na Avenida Sete de Setembro, 131 - Icaraí, Niterói, a partir das 20h. Maiores informações: 2714-0879

O cantor está providenciando um blaser pink. Afinal, a vida tem que ter brilho!!!
E nós aqui, aguardamos ansiosos esse novo figurino.

Contato para show: 55 21 6961-6961
                 E-mail: otavioalmeidacantor@gmail.com

Beijos cheios de amor à música.

Matéria oferecida por Boutique da Música

3 comentários: